quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fazendo uma boa redação


Há alguns segredos para fazer uma boa redação,não é apenas ter idéias e colocar no papel,tem toda uma lógica.Algumas dicas que achei na net,e que os professores me ensinaram.

Saber as regras do português

Não colocar idéias bagunçadas no texto - seu texto tem que ser LÓGICO,não fique mudando o tema principal toda hora para aumentar a história,vá fazendo naturalmente.

Não usar a mesma palavra várias vezes na mesma frase - isso é o horrível!E aprendemos isso bem cedo na escola,por exemplo,escrever um frase assim: 'Joãozinho era um garoto muito esperto,Joãozinho subiu na árvore para pegar uma maçã,Joãozinho comeu a maçã. ' Que isso?Uma historinha do pré? Pra isso servem os pronomes pessoais e não tem necessidade de tanta explicação,que deixariam a frase assim 'Joãozinho era um garoto muito esperto,ele subiu na árvore e comeu uma maçã'Bem melhor não?

Meu professor de português sempre dava um dica pra gente que era deixar duas linhas e começar a fazer a redação,depois da redação pronto que colocaríamos o título,até hoje eu faço isso,se não nós nos prendemos demais ao título e fazemos a redação apenas em torno daquilo,mais se fazer desse jeito fica mais fácil achar um título de acordo.

outra dica que meu professor de história deu,foi de "Explorar o vocabulário" usar palavras diferentes das que usamos no dia a dia ,usar o dicionário ajuda e muito.
Ser claro e objetivo

exponha suas idéias em poucas palavras

Lembre-se dessa regra:introdução,desenvolvimento e conclusão é a mesma coisa de começo,meio e fim,na introdução você explica a história,fala dos personagens principais,no desenvolvimento é o que está acontecendo na história,e conclusão é como vai acabar.

Ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário